domingo, 26 de setembro de 2010

JARDIM LITERÁRIO


 Cultivo meu jardim, cultivo minha alma

                                                     Fotografias e texto: Laercio Nicolau- Cose Gama Sul
,
Oficina baseada na tradição japonesa de construção de jardins ornamentais e de poesia Haicai, que visa vincular o universo e produção poética a prática de jardinagem. As etapa se darão no ramo da jardinagem e suas técnicas, estudo das plantas e princípios de plantio e manutenção, tipos nativos do cerrado e plantas medicinais. Será estimulada a produção de um jardim coletivo, visando questões básicas como paisagismo, plantas utilitárias, manejo e manutenção e estudo sobre gêneros literários dando enfoque a poesia e aos Haicais como forma de expressão e comunicação.
Escrevo na semente
-paz, carinho e amor-
Leio tudo na flor.

A junção das oficinas se dará na construção de uma exposição permanente de um quadro de poesias construídas na vivência das oficinas. A proposta é interagir com o ambiente agregando os valores do jardim a poesia, articular os conhecimentos num sentido de educomunicação, alertando através da sensibilidade, a sociedade sobre temas ambientais e formar grupos de jovens multiplicadores que tenham conhecimento mínimo sobre jardinagem e paisagismo, plantas e espécies do cerrado e sobre produção literária de Haicais.


Turma do Jardim literário- Cose Gama Sul

A  Primeira muda plantada no Jardim literário- Ipê amarelo
          


Coordenador geral do projeto: Laercio Nicolau
Educação ambiental- Alisson Fernandes
Jardinagem e paisagismo : Gilmar Martins
Literatura, artes e haicais: Laercio Nicolau
Manutenção; José pereira e José Campos e Rui Eloi

O projeto Jardim literário integra a Rede Cerrado em Pauta e é promovido pela Universidade de Brasília, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Ministério do meio ambiente em parceria com a Cia Voar arte para infância e juventude e Centro de orientação sócio educativa Gama Sul - Cose Sul- Sedest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário